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Em 30 de novembro, é celebrado o Dia Internacional da Segurança da Informação, uma data escolhida em em referência a um incidente ocorrido em 1988, quando pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, descobriram um vírus desconhecido em seus sistemas de computadores gerando um prejuízo de U$ 100.000, considerado o primeiro ataque hacker da história. A partir desse evento, percebeu-se a necessidade de conscientizar as pessoas sobre a importância da segurança da informação, levando à criação deste dia de conscientização.
“Dados são o novo petróleo”, uma frase citada pela primeira vez em 2006 por Clive Humby. No entanto, o valor não está nos dados em si, mas na capacidade de utilizá-los de forma analítica e inteligente. Para as empresas, os dados têm uma importância inestimável para conhecer seus clientes.
No entanto, quando falamos em prospecção, é crucial pensar na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e reforçar alguns pontos essenciais quando se trata de utilização e tratamento de dados de usuários e leads. O uso desses dados deve estar de acordo com o que o usuário consentiu. Por exemplo, se alguém assinou um newsletter por e-mail, não é correto que o endereço fornecido seja utilizado para enviar promoções não solicitadas. Além disso, é necessário ter uma opção para cancelar o recebimento desse material. A transparência também é fundamental: o usuário deve saber para que e como seus dados serão utilizados.
A LGPD visa respeitar a privacidade que os usuários têm por direito e seu consentimento com o uso de informações fornecidas a instituições governamentais ou não.
Existem vários casos de roubo de informações após o sistema da instituição ser invadido ou o próprio cidadão se descuidar. Para isso, devem-se tomar as seguintes precauções:
✅ Evitar usar redes de internet públicas, como as de aeroportos, shoppings, rodoviárias e afins;
✅ Realizar o mapeamento de dados para identificar quem os acessa;
✅ Identificar potenciais ameaças;
✅ Tratar vulnerabilidades;
✅ Descartar documentos desnecessários de forma segura.
Um bom antivírus pode proteger você de grandes problemas futuros e evitar a quebra de confiança entre cliente e marca. Para manter a integridade de sua rede de computadores, a Bitdefender, líder global, oferece licenças para empresas de pequeno, médio e grande porte. Com a melhor taxa de detecção de malware na indústria nos últimos 5 anos, a Bitdefender é capaz de detectar e bloquear websites que se passam por confiáveis para roubar dados financeiros.
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